Case de Sucesso:
Nova Safra

Aumentamos em 300% o volume de vendas geradas pela mídia online.
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sobre a nova safra

Há mais de 30 anos no mercado, a Nova Safra Food Service é uma empresa mineira que oferece uma série de soluções em matérias primas e serviços para organizações do segmento alimentício, como restaurantes, lanchonetes, padarias, sorveterias e supermercados, entre outros.

Apresenta 05 canais de vendas especializados no segmento Food Service: consultores de vendas externos, vendedores internos, 02 lojas na Ceasa-Mg e vendas balcão. Além disto, conta com uma equipe de chefs de cozinha que realizam cursos diariamente na empresa e que também se deslocam até o cliente para treinar a equipe e desenvolver novos cardápios.

Visando uma maior comodidade e praticidade para seu cliente, a Nova Safra inaugurou o primeiro e-commerce do Brasil destinado ao segmento Food Service. Este e-commerce apresenta cerca de 5.000 itens e realiza entregas em todo o estado de MG.

Em 2014, buscando um número maior de conversões e uma empresa especializada no segmento de Marketing Digital, a NovaSafra decidiu procurar a Ingage.

O desafio

O desafio da Nova safra era muito claro: tornar o ambiente online uma forma de negócio tão rentável quanto o off-line tinha se provado ser. Para isso, a Ingage traçou duas estratégias, a gestão das mídias sociais e a gestão da mídia online.

Atuando no Facebook e no Instagram, o desafio da Ingage era o de criar a presença online de uma marca já consolidada no mercado, pesquisando e elaborando conteúdos que pudessem ser veiculados nestas redes.

Para fazer este trabalho de maneira assertiva foi preciso estabelecer determinados parâmetros, como a periodicidade das publicações, o conteúdo delas e o público-alvo que seria trabalhado nestas ações.

Decidimos falar diretamente com os clientes da Nova Safra: proprietários, gerentes e administradores de estabelecimentos comerciais que lidam de alguma forma com o mercado de alimentos.

Assim, criamos, em conjunto com o  cliente, uma rotina de posts envolvendo receitas práticas, dicas de empreendedorismo, vídeos instrutivos, passo-a-passos e minicursos, tudo que pudesse captar a atenção do público-alvo e, posteriormente, engaja-lo.

Além da publicação de conteúdos nas redes sociais, a Ingage também deu apoio ao SAC 2.0. Assim, tornou-se possível fazer o atendimento online e em tempo real aos clientes que usavam o Facebook ou Instagram para tirar dúvidas ou buscar informações de quaisquer natureza.

a estratégia de mídia online

Na gestão da mídia online o desafio era completamente diferente e grandioso: era preciso aumentar a rentabilidade do e-commerce por meio de campanhas de mídia online.

Porém, antes mesmo de iniciar as campanhas, a Ingage teve um cuidado e uma preocupação que foram fundamentais para o sucesso da estratégia: entender o comportamento do usuário dentro do site durante a jornada de compras.

Para fazer isso de maneira assertiva, foram inseridos códigos do Google Analytics ao e-commerce, o que possibilitou descobrir de maneira exata várias informações importantes para o sucesso da estratégia, como as origens de tráfego, quais pesquisas e palavras-chave levaram visitantes e resultaram vendas no site, e quais são os produtos mais vendidos, entre outras informações.

A partir daí, foram criadas campanhas de mídia na rede de pesquisa e de display do Google, com foco nos principais produtos do site, e também campanhas de origem institucional, exibindo anúncios para usuários que pesquisavam diretamente pelo termo Nova Safra e suas variações.

Os resultados

O resultado do trabalho de Social Media foi a consolidação da Nova Safra nas redes sociais como marca que está sempre presente, oferecendo conteúdo novo, relevante e de qualidade para seu público-alvo.

Além de canais de conteúdo, o Facebook e o Instagram tornaram-se canais de atendimento ao cliente, ampliando de maneira bem sucedida a atuação online da Nova Safra.

No que diz respeito à mídia, os números podem traduzir o sucesso da estratégia:

Em 2013...

antes do início da parceria com a Ingage, a mídia gerava cerca de 2% do faturamento total do e-commerce.

Em 2014...

houve aumento de 300% no volume de vendas geradas pela mídia.

Em 2015...

o crescimento do
e-commerce foi de 67,3%.

Em 2016...

o crescimento foi de 38,3%.

próximos passos

A expectativa do cliente é, claro, continuar crescendo. A Ingage continua sendo parceira da Nova Safra tanto no trabalho de Social Media quanto no de Mídia Online.

Em Social Media, a expectativa é a de continuar disseminando a marca nas redes sociais, demonstrando formas em que a Nova Safra pode estar presente no dia-a-dia do cliente e, assim, manter o engajamento da marca.

No trabalho de mídia, o desafio é continuar executando campanhas de qualidade que resultam em novos clientes a cada dia, além de sempre buscar novas estratégias que  possam ser interessantes para o sucesso do cliente.

com a palavra O cliente

Acreditamos muito na parceria com a Ingage. Além de nos ajudar a posicionar o e-commerce da Nova Safra entre os maiores do país, foi determinante para o aumento do faturamento e para o sucesso da marca em toda a sua atuação online.

Ana carolina félix - Diretoria NovaSafra

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