case de sucesso CLICAMPO

Dobramos o número de acessos do site e aumentamos em 30% o número de conversões
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sobre CLICAMPO

Com o mote “Existimos para aproximar o campo da cidade”, Clicampo é uma startup que  faz a conexão entre os restaurantes e varejistas, e os produtores hortifrutigranjeiros do campo. A companhia surgiu da necessidade de organizar melhor o processo de distribuição desses produtos. A principal dor das personas era que tudo isso costumava ser desorganizado, trabalhoso e muitas vezes ineficiente. Além de ser cerca de 600% mais caro que o valor de venda direto do produtor no campo.

Com a Clicampo, restaurantes e varejistas podem acessar o maior catálogo de hortifruti do Brasil, podendo personalizar maturação, embalagens e qualidade dos produtos. E melhor, trazemos direto dos produtores, garantindo preço justo!

Uma das coisas mais legais nesse projeto é ver o envolvimento das áreas técnicas com a gestão do projeto e o cliente. Desde a pesquisa e desenvolvimento das estratégias, ficamos bem animados para ajudar a Clicampo a crescer!

Hoje conta com operação em BH/MG e Campinas/SP com pretensão (e qualidade) de ganhar o Brasil!

Não vou ficar só te fazendo promessas, claro que vou mostrar os resultados desse trabalho incrível que fizemos à quatro (seis, oito, etc)  mãos:

DESAFIOS E SOLUÇÕEs

Você deve imaginar que não seja difícil gerar vendas para Clicampo… Afinal, com um serviço tão necessário para o segmento, que diminui custos para o consumidor final e repassa um valor maior ao produtor, não deve ser tão difícil, certo?

A verdade é que você está certo!

Não é difícil vender Clicampo, mas também não é uma venda simples. Quando falamos em gerar oportunidades comerciais, estamos falando apenas da ponta visível do que é do trabalho da Ingage em parceria com esse cliente.

METODOLOGIA INGAGE EM AÇÃO

Nossa forma de trabalhar passa muito pela confiança que temos nos nossos analistas, orientados por heads qualificados e com um processo de demandas e organização bem definidos. Esses pontos são internos, mas falar sobre eles é necessário, já que os resultados vêm junto do trabalho desse time!

Enquanto o time de CS/Inbound recolhe informações, insights e integra o cliente na casa, nosso time técnico vai desenvolvendo as análises necessárias sobre a comunicação e marketing digital do cliente, aqui acontecem a Análise Técnica e Diagnóstico Comunicacional. Tendo o desenho de onde estamos bem definido, fica muito mais fácil chegar aonde queremos! É nessa etapa de onboarding que nascem os planejamentos de Conteúdo, Mídia e Performance, Inbound - os quais têm apoio mútuo e se desmembraram em outros documentos importantes para a estratégia como um todo, tais como guideline de SEO/CRO, com otimização da principal porta de conversão do site, overviews quinzenais de acompanhamento dos resultados de mídia e inbound, etc.

Portanto, os especialistas acionados no squad Clicampo foram:

Head de Estratégia acompanhando periodicamente o projeto, tanto na definição de ações, quanto no relacionamento.
CS, responsável pela gestão do projeto.
Analista de Inbound, para estratégia e operação da ferramenta.
Analista de Conteúdo, com foco no SEO e gestão dos conteúdos.
Analista de Mídia, atuando de perto e com o dinamismo que o digital demanda.
Analista de Criação, criando todos os touchpoints digitais com o cliente final.

Menção honrosa: os times Ingage não se limitam em suas áreas, todas as estratégias definidas para a Clicampo foram discutidas e disseminadas em todas as equipes, com diversos especialistas nas muitas áreas do marketing digital e sempre orientados por um dos responsáveis de área. Isso significa que toda a companhia trabalha em função do projeto!

EXPANSÃO CAMPINAS

Nosso primeiro grande desafio foi dar suporte comunicacional para a expansão em Campinas/SP. A constante evolução do negócio e os aportes recebidos para desenvolvimento de estratégias mais avançadas para a Clicampo, nos deu a liberdade criativa e suporte para seguir com o projeto!

Tivemos alguns passos super desafiadores, e vou dividí-los com vocês:

O quanto o brand awareness importa nesse processo?
Como criar relacionamentos efetivos com quem deseja comprar?
Como tratar a nova base de clientes que vem de Campinas?
Como gerar vendas em uma praça dominada por outros fornecedores?

As respostas para essas perguntas não são tão simples. Nosso time quebrou a cabeça para achar caminhos que facilitassem a entrada comercial da operação em Campinas. Definimos conteúdos ricos de suporte, criamos estratégias diferentes em mídia paga com diversos testes e otimizações semanais, além de contar com réguas específicas de inbound para esse momento.

Junto a todos esses esforços do time digital, o cliente contou com prospecção ativa outbound, vendedores pap e mailing direto para os prospects levantados na pré-operação. Tudo isso sendo levado para um time afiado de vendas que recebem os leads e já encaminham o processo comercial.

OPERAÇÃO BELO HORIZONTE

Já para Belo Horizonte, o desafio principal era aumentar a capilaridade em regiões mais qualificadas, já que o processo envolve a logística de distribuição.

Nosso trabalho foi focado em adequar os fluxos de relacionamento com o cliente de BH e iniciar as principais estratégias de retenção, uma vez que já estávamos performando muito bem na aquisição

A solução veio em diversos canais de comunicação com o cliente: e-mail marketing e newsletter, pílulas no WhatsApp/SMS.

MAIS UM DESAFIO EM PERFORMANCE

Aqui, foi extremamente importante a sinergia entre Clicampo e Ingage: enquanto a Clicampo nos munia com muitas promoção e ações de venda, nós definimos estratégias de mídia assertivas, com otimizações nas copies e nos criativos de acordo com o que aprendemos com dados. Baseados nisso, demos início a produção de campanhas mais estratégicas e impulsionadas pelos insights da Clicampo.

Nas otimizações semanais, o time de mídia identificou que a principal concorrente estava aumentando seus investimentos, gerando lances mais altos pelas palavras no Google, em ambas as praças! 👀

A solução que encontramos foi utilizar nosso conhecimento adquirido nas análises e conversas com o cliente para otimizar todas as campanhas. E ao encontro de nossos esforços, a Clicampo entrou mensalmente com verbas também mais agressivas em todos os canais de mídia utilizados.

As campanhas, que já tinham motivos claros e metas traçadas, passaram por uma renovação. Os motes eram exatamente o que os consumidores precisavam: quedas nos preços, entregas em melhores horários, melhor qualidade dos produtos, facilidades de pagamento, etc. E para não perder a jornada do cliente de vista, também investimos na divulgação de materiais ricos e conteúdos com foco mais no topo do funil, já que foi identificado nos planejamentos que era necessário aumentar o território da marca, em Campinas e BH.

Os resultados

Em uma comparação YoY, obtivemos no primeiro trimestre de 2022:

+83% de aumento em sessões no site

Alavancamos as sessões no clicampo.com.br através de conteúdos relevantes e alinhados às dores da persona, explorando temas da atualidade, desde alimentação saudável a gestão de restaurantes.

Quase dobramos o número de novos usuários no site

Mais de 10 mil novos potenciais clientes acessando o site, um aumento de 48%.

+2.300 conversões no site

Um aumento de quase 30% em relação ao período comparado

Aumento de +238% em alcance e +337% em cliques nas campanhas do Facebook Ads

Foram mais de 700 mil pessoas sendo impactadas pelos anúncios Clicampo.

Aumento de 244% em impressões e queda de 54% no CPC médio no Facebook Ads

Atingimos um CPC médio mais barato que o pago pela média no setor

+748 mil impressões, +11 mil cliques e +56% dos anúncios Search na 1ª posição do Google Ads

FEEDBACK POSITIVO DO CLIENTE

Números são extremamente importantes para decidir os novos caminhos, porém, mais importante ainda, é que esses números se transformem em clientes através do processo comercial da Clicampo. Em todas as nossas conversas semanais sobre o projeto, ouvimos o feedback do time comercial deles sobre a qualidade e fluxo de chegada de leads.

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