Inbound Marketing

O Inbound Marketing vai revolucionar seu departamento de marketing e vendas

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Através do Inbound Marketing podemos ajudar sua empresa a ser encontrada por pessoas interessadas em seus produtos e serviços, convertê-las em leads, e ao longo do tempo, em consumidores.

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Atração de Tráfego

O ponto de partida de uma estratégia de sucesso de Inbound Marketing é gerar tráfego para o seu website. A maioria das empresas não possuem uma taxa satisfatória de novos visitantes, por isso os esforços começam nessa etapa. Utilizando de técnicas de search engine optimization (SEO), email marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e redes sociais, nós vamos trabalhar com você para expandir seu alcance dentro do seu público-alvo.

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Conversão de Tráfego em Leads

Através de ofertas especiais, ebooks, white papers, infográficos, eventos e webinários, a Ingage irá trabalhar de forma conjunta com sua empresa para criar materiais que são relevantes e úteis para seus possíveis consumidores. Em vez de entregar essa informação de graça, iremos pedir aos visitantes que preencham um pequeno formulário com as informações de contato em troca do material. Esses visitantes que se identificaram são tratados a partir daí como leads. Dessa forma nós informamos nossa audiência através do inbound marketing. Isso significa que nossa comunicação é bem vinda, criando um lead quente quando o momento de concretizar a venda chegar.

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Conversão de Leads em Clientes

Nem todo lead proveniente do seu website está pronto para comprar naquele momento, porém o objetivo do inbound marketing é converter leads em clientes. Para manter sua marca, produto ou serviço na cabeça de um possível comprador enquanto ele avança pelo funil de compras, nós iremos trabalhar com você para implementar processos de nutrição de leads. Leads nutridos resultam em um menor ciclo de compra e um ticket de venda maior. Nós podemos também segmentar uma base de leads de acordo com critérios que consideramos qualificatórios para que o departamento comercial entre em contato. Todos esses dados podem ser integrados com a maioria dos sistemas de CRM.

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Análise e mensuração

A mensuração é muito importante para checar se os objetivos foram alcançados. Através de algumas ferramentas conseguimos medir a conversão de todo o processo, desde a geração do tráfego, até a conversão em vendas, identificando onde podemos otimizar para melhorar os resultados. Caso o objetivo não tenha sido alcançado como esperado, teremos agora informações valiosíssimas que permitirão segmentar melhor as campanhas, e identificar em qual parte do processo estamos perdendo oportunidades e assim poder ajustar para atingir as metas. Todo o processo de Inbound Marketing alinhado com o departamento de vendas, nos permite ter insights de qual das partes está falhando e sempre otimizar para melhores resultados.

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Encante seu cliente

No Brasil é comum ouvir que as empresas se esquecem dos clientes depois de conquistá-los. Em inbound marketing, os clientes são os melhores engajadores da marca e devem continuar sendo trabalhados para que eles trabalhem por você.

Ferramentas usadas:

  • Smart CTA: ofertas diferentes para públicos distintos.
  • Pesquisas: Feedback e pesquisas garantem que os clientes encontram o que procuram.
  • Monitoramento de mídias sociais: ouça a conversa sobre os assuntos que lhe interessam, sobre as dúvidas dos clientes e tenha insights para seus produtos e serviços.

Estatísticas de Inbound Marketing

  • 38% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam inbound marketing
  • 24% de crescimento anual do ROI em empresas que utilizam apenas marketing tradicional
  • 60% das empresas que utilizam inbound marketing têm crescimento de ROI até 60% maior
  • Empresas que investem em nutrição de leads conquistam em média 50% mais vendas a um custo 47% menor
  • Custo por lead em inbound marketing é de R$ 10, enquanto no marketing tradicional é de R$ 19
  • 93% dos processos de compra começam com pesquisa online
  • 58% das empresas no Brasil praticam alguma forma de inbound marketing, como blog, mídias sociais ou e-mail marketing
  • 62% das empresas que trabalham com inbound marketing aumentam significativamente os investimentos nos anos seguintes
  • 1% das empresas reduziram investimentos em inbound marketing por causa do fracasso de campanhas
  • Leads gerados por inboud marketing conhecem mais a empresas, produtos e serviços em comparação ao marketing tradicional
  • Empresas que têm blog e postam frequentemente têm 19x mais propensão a ter crescimento de ROI.
Fonte: Pesquisa “O estado do inbound marketing no Brasil 2015”, realizada pela Hubspot

Precisamos de um profissional de marketing, geralmente um analista, gerente ou diretor disponível para interagir com nossa equipe. Essa pessoa será responsável por passar um feedback das ações e nos suprir com informações atualizadas sobre você e seu mercado. Para atingir os objetivos no prazo pré-estabelecido são fundamentais  algumas reuniões e ligações períodicas.

A Ingage precisará ter acesso ao website, Google Analytics, plataformas de mídia e redes sociais da sua empresa antes de iniciar o projeto.

A fim de ser referência no que fazemos, a Ingage é especializada em servir empresas que têm determinadas características. De um modo geral, o Inbound Marketing é aconselhável para empresas com alguma dessas características:

  • Vendem um produto ou serviço complexo
  • Requerem que os consumidores falem com um vendedor antes de comprar
  • Precisam educar os consumidores e ajudá-los a comprar
  • Acreditam que inovação é a chave para o sucesso
  • Faturam pelo menos 2 milhões por ano (ou empresas que querem crescer rápido)
  • Acreditam que o marketing digital terá um significativo impacto no faturamento

Para algumas indústrias, o desenvolvimento de conteúdo especializado é um esforço conjunto entre o cliente e a Ingage.

A produção , publicação e promoção de conteúdo são fundamentais para o sucesso de qualquer campanha de inbound marketing. Na Ingage, temos experiência em trabalhar com empresas de diversos setores.

Se você quiser discutir sobre como podemos ajudá-lo a criar conteúdo para a sua empresa ou indústria, agende uma avaliação de inbound marketing com um de nossos consultores.

Inbound marketing não é simplesmente criar conteúdo para o blog e para as redes sociais. É uma metodologia completa que usa conteúdo único e educativo e pede uma transformação na forma de trabalhar os departamentos de marketing e vendas. São usadas ferramentas de automação de marketing que trabalham todas as frentes como um todo, utiliza planejamento para diminuir o CAC, e alta taxa de conversão de leads para aumentar ROI e as vendas.

Quando nossos clientes começam a trabalhar com inbound marketing costumam dizer “não esperava que fosse tanto trabalho criado e desenvolvido”.

O quanto mais você puder, melhor. A Hubspot recomenda no mínimo duas vezes por semana. Quando for criar sua estratégia no blog, é importante que você tenha em mente que essa é a ferramenta primária para atração de clientes potenciais para o seu site. Com isso, quanto mais frequentes forem as postagens, maiores são as chances de atrair novos visitantes. E lembre-se que a frequência determinada precisa ser seguida: não importa se serão duas vezes por semana ou duas vezes por dia.

Assim como no blog, a principal função da estratégia nas mídias sociais é atrair e engajar seus clientes potenciais. Os consumidores de hoje em dia costumam navegar em diversas redes, principalmente antes de tomar qualquer decisão de compra. Ter um perfil que é regularmente atualizado, com notícias e conteúdo relevante, é uma ótima estratégia para atrair clientes potenciais para seu site, aumentando as chances crescer o número de conversões.

Quando você cria qualquer conteúdo, seu principal foco deve ser a entrega de informação valiosa para sua audiência, e o que importa para ela antes de se decidir. Escolher um conteúdo único e relevante, com as principais assuntos e dúvidas que seu consumidor geralmente possui, ajuda sua empresa a se tornar referência no mercado de atuação, além de educar e tornar seu cliente potencial mais entendido do seu negócio. Além disso, você passará a posicionar seu site nos buscadores como referência sobre determinado assunto e ajuda muito na etapa de atração de tráfego qualificado para seu site.

Inbound marketing é muito mais do que converter visitantes do site em clientes: inbound também pode trazer autoridade para a sua marca e contribuir para a retenção de clientes. Tudo isso é valioso para a saúde a longo prazo do seu negócio. E nenhum desses elementos são mensurável, sendo impossível determinar o ROI para esses casos.No entanto, uma pesquisa feita pela HubSpot, no Brasil, revelou que as empresas que investiram em práticas de inbound tiveram um ROI 38% maior em 2014 em comparação com o ano anterior. No marketing tradicional, o aumento do ROI foi de 24%.

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